Mal começamos 2007 e a imprensa já começou a lançar os seus "balões de ensaio" para 2010. O jornal A Tarde de hoje deu destaque a possível indicação do nome do petista Jaques Wagner para a disputa presidencial em 2010. O atual governador da Bahia ganhou força após ter assumido o ministério do trabalho e das relações institucionais no primeiro mandato do presidente Lula, e conseguiu desbancar Antônio Carlos Magalhães (PFL) na disputa pelo governo baiano.
Já deu para perceber que o PT está sem um nome forte para as eleições de 2010, mas algumas observações precisam ser feitas:
1) Wagner teve apoio do PMDB de Geddel nas eleições do ano passado, o que foi fundamental para vencer as forças do coronel ACM no interior da Bahia. A possibilidade do PMDB lançar candidatura própria à presidência anularia a força do petista;
2) A disputa interna no PT é muito grande e costuma favorecer os políticos que atuam em São Paulo;
3) Wagner precisa fazer um governo brilhante na Bahia para pensar em presidência.
Outro provável candidato à presidência, citado pelo jornal A Tarde, é o governador mineiro Aécio Neves (PSDB). Ele é citado constantemente como forte candidato, mas terá que enfrentar as brigas internas do PSDB, onde o governador de São Paulo, José Serra, costuma se sair muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário