25 de mar. de 2007

Reforma ministerial: por um nome.

A tão demorada reforma ministerial do Presidente Luís Inácio Lula da Silva está chegando ao fim. Falta apenas a definição no Ministério dos tranportes. A disputa entre o Partido Republicano (PR) e o Partido Socialista Brasileiro atrasou o anúncio do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) para assumir a pasta. A briga entre os dois partidos-aliados é por causa do desejo de Lula de criar a Secretaria Extraordinária dos Portos. Essa Secretaria, com o status de ministério, seria desmenbrada do Ministério dos transportes e dada ao PSB.

O PR é contra esse desmembramento e já fez duras críticas ao Presidente Lula, caso ele tirasse a secretaria do controle da pasta. A decisão de criar ou não a Secretaria de Portos deve ser tomada amanhã (26/03),na reunião do Presidente Lula com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e técnicos do governo com ligação na área de transportes.

Novos Ministros

Dos 34 ministérios disponíveis, até agora, 10 serão comandados por novos ministros no segundo mandato. Como já havia sinalizado, o presidente Lula fez uma pequena reforma ministerial e manteve alguns ministros técnicos que obtiveram um bom desempenho. O mais importante deles é o ministro da Educação Fernando Haddad. Dentre os novos nomes, alguns conhecidos articuladores regionais como Geddel Viera Lima (PMDB-BA) no Ministério da Integração Nacional
e políticos sem mandato como a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT-SP), no Ministério do Turismo.

Abaixo a lista com os nomes e respectivos ministérios dos novos ministros.

Ministério dos Transportes - Alfredo Nascimento (PR)

Ministério do Turismo - Marta Suplicy (PT)

Ministério das Relações Intitucionais - Walfrido Mares Guias (PTB)

Ministério da Agricultura - Reinhold Sthephanes (PMDB)

Ministério da Comunicação Social - Franklin Martins

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - Miguel Jorge

Ministério da Integrção Nacional - Geddel Vieira Lima (PMDB)

Ministério da Justiça - Tarso Genro (PT)

Ministério da Saúde - José Carlos Temporão (PMDB)

Ministério da Advocacia Geral da União - José Antônio Dias Toffoli

Nenhum comentário: