O jornal A Tarde de hoje, em matéria intitulada "Assembléia renova com efervescência", apresenta dados que mostram a alta frequência dos deputados baianos na Assembléia Legislativa.
O que deveria ser uma obrigação, é festejado pela imprensa baiana e pelo presidente da Assembléia, Marcelo Nilo (PSDB), que acredita que a alta frequência "se deve a vontade dos deputados de trabalhar e participar das sessões".
Trabalhar não se sabe, mas participar das sessões sim. Isso é importante.
O grande motivo do "pseudo entusiasmo" e da busca pelos holofotes é a recém criada vitrine dos deputados baianos, a TV Assembléia, que por enquanto está disponível apenas na Tv a cabo NET.
Os microfones, que antes ficavam as moscas, agora são disputados aos "tapas". Pouco importa se existem projetos ou propostas. A certeza é que existem telespectadores(eleitores) do outro lado da câmera, e o esforço deve ser grande para conquistá-los.
Ainda não foram divulgados os índices de audiência da emissora, mas para um político nunca é demais ter uma mídia a sua disposição para se conectar com os seus eleitores. Todos os 63 deputados tem uma ferramenta importante para apresentar suas propostas, discutir assuntos de interesse da Bahia e, é claro, ganhar VISIBILIDADE para uma nova eleição.
Se a "efervescência" na Assembléia já chama a atenção, no mês de Maio "a vontade de trabalhar e participar das sessões" será ainda maior, quando a TV Assembléia terá o sinal aberto para toda a Bahia.
Samuel Celestino, colunista do jornal A TARDE discute a poítica local e nacional no seu blog. Entre e confira: www.samuelcelestino.com.br
Agora participe!
Você acha que essa participação é:
a) obrigação dos deputados
b) entusiasmo de início de mandato
c) teatro político
(Deixe sua opinião nos comentários.)
2 comentários:
Como todo grande ator precisa de uma mídia que o mostre para o seu público, fico com a opção do teatro político.
Gostei muito do texto. E olhe que eu não gosto da cobertura política cotidiana... rsrsrs... prefiro novela! (Falando nisso, deixa eu fazer a propaganda: www.a-novela.blogspot.com)
Vamos à enquete!
Eu acho que deveria, sinceramente, existir uma quarta opção: "todas as alternativas anteriores".
Isso porque todos os políticos, independente de segundas e terceiras intenções, têm a OBRIGAÇÃO de prestar contas, discutir projetos, apresentar novas perspectivas, obstáculos, idéias e sei lá mais o quê.
Por outro lado, isso também não quer dizer que eles não possam se aproveitar de tal visibilidade para fazer teatro ou para tentar mostrar serviço. É difícil saber assim de cara qual a verdadeira intenção existente nessa "emolgação em massa". Pra falar a verdade, acho que só o tempo poderá responder tal questão... mas juro que não me surpreenderia se fosse como aquela promoção "três em um"...
That´s it.
Renata Cerqueira
Postar um comentário