25 de mar. de 2007

Novas sanções ao Irã são aprovadas pela ONU.

O Conselho de Segurança (CS) da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou por unanimidade novas sanções ao Irã pela manutenção de seu programa nuclear. A total concordância para aprovação da medida ocorreu na tarde deste sábado (24) após longas negociações.

O objetivo da retalização é coibir o enriquecimento de urânio do Irã. As sanções se concentram na exportação de armas, nas ações do banco estatal Sepah e no comando de elite da Guarda Revolucionária do país - o que complementa as sanções decididas em 23 de dezembro de 2006, que baniam o comércio de materiais nucleares e mísseis balísticos com o Irã, além do congelamento de bens de indivíduos e instituições ligados ao programa nuclear iraniano.

Enquanto os Estados Unidos e seus aliados consideram que as atividades nucleares do Irã estão dirigidas à fabricação da bomba atômica, o Teerã insiste que seu propósito é pacífico, para geração de eletricidade.

Mesmo com toda a discussão a respeito das intenções presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, o fato é que a resolução do CS da ONU afeta a economia do país, mas deixa intocada a sua indústria do petróleo - entre as cinco maiores do mundo.

Nenhum comentário: